JOIAS, CONHEÇA ALGUMAS PEDRAS PRECIOSAS








AMSTERDAM SAUER

Tradição e vanguarda com requinte e qualidade. Origem: da França ao Brasil. Amsterdam Sauer é Alta Joalheria com pedras preciosas desde 1941. Em virtude da expertise que a empresa detém na indústria joalheira, ganhou reconhecimento mundial através de uma clientela internacional e dos vários prêmios de prestígio do setor. Foi agraciada três vezes com o De Beers – Diamonds International Awards.
Conheça algumas pedras preciosas e se encante.

Esmeralda:
Uma das mais importantes pedras preciosas, por seu reconhecimento universal, a esmeralda oferece uma ampla variedade de qualidades e preços, permitindo opções ilimitadas na criação de joias. A combinação de cor, transparência e inclusões quase sempre visíveis imprime uma personalidade única a cada esmeralda lapidada.

Cor: verde, com sobretons do amarelado ao azulado (a escolha é uma questão de gosto pessoal).

Tom: variável. Muito clara ou extremamente escura são menos desejáveis.

Transparência: variável. Quanto mais transparente e de cor intensa, mais valiosa. Esmeraldas translúcidas também podem ser muito bonitas.

Tratamento: quase sempre presente. Refinamento da pureza através de óleos ou resinas.



Água Marinha:
A água-marinha é uma gema cristalina que ocorre geralmente em tons pastel; logo, quanto mais escura, mais rara e valiosa. É a mais tradicional das pedras preciosas brasileiras, sendo muito procurada internacionalmente. Águas-marinhas de grandes dimensões fazem parte de coleções de joias especiais.

Cor: azul, com uma nuance azul esverdeada bem característica.

Tom: de muito clara a escura; normalmente azul pastel e muito raramente azul-escuro.

Transparência: cristalina. Normalmente sem inclusões visíveis.



Topázio Imperial:
O brilho e a intensidade das cores desta rara pedra preciosa fascinam a quem a conhece. Topázios Imperiais já eram muito apreciados pelas czarinas russas três séculos atrás. O Brasil é o único produtor comercial desta gema, oriunda apenas da região de Ouro Preto. Seu valor certamente se elevará nas próximas décadas pela raridade e demanda crescentes.

Cor: amarelo, laranja, salmão, rosa e conhaque.

Tom: de claros a escuros, mas nunca muito escuros. Os tons mais escuros e as cores mais tendentes ao vermelho são mais raros e, consequentemente, mais valiosos.

Transparência: cristalina e normalmente sem inclusões visíveis.



Turmalina:
A turmalina ocorre numa ampla gama de matizes, cada variedade é batizada por sua cor principal. As mais importantes são: rubelita – a vermelha; indicolita – a azul; verdelita ou simplesmente turmalina – quando a cor verde prevalece. O Brasil é o maior produtor desta gema bela e popular. As turmalinas são muito apreciadas pelos designers, que desenvolvem sua criatividade através de seu amplo espectro de cores.

Cor: todas as cores. A verde é a mais popular; a vermelha e a azul são mais raras.

Tom: variável. Tons muito escuros são menos valiosos.

Transparência: as verdes e azuis normalmente não têm nenhuma inclusão visível e a variedade vermelha quase sempre apresenta inclusões.



Tanzanita:
Descoberta e minerada apenas na Tanzânia desde 1967, a tanzanita logo se tornou admirada e conhecida, por sua combinação única de azul púrpura e alta transparência. Por ser uma gema de fonte única e ainda jovem entre as pedras preciosas, é esperado um aumento considerável na demanda e, consequentemente, no seu valor.

Cor: azul, com sobretons de púrpura variável.

Tom: de muito clara a muito escura. Pedras maiores apresentam cores mais intensas, enquanto pedras pequenas tendem a ser mais claras, revelando uma cor de lavanda.

Transparência: cristalina. Cores muito escuras em pedras maiores podem reduzir a transparência.

Tratamento: todas as tanzanitas são submetidas a tratamento térmico para exibir a cor azul púrpura permanentemente.



Diamante:
Incomparável por sua capacidade de concentrar e transmitir luz, o diamante lidera o mundo das gemas como símbolo do amor e da eternidade. Produzido em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil, está presente em quase todas as joias de qualidade, como pedra principal ou como complemento para gemas de cor.

Cor: de incolor a matizes de amarelo-claro, em uma escala de D a Z. Cores fantasia ("Fancy Colors") são outra categoria, que inclui amarelos mais intensos, marrom, rosa, azul, negros e muitas combinações destas cores.

Pureza: a pureza é determinada em uma escala de dez categorias.

Tratamento: alguns tipos de tratamentos podem ser aplicados a certos diamantes.



Ametista:
A mais antiga das pedras preciosas usada pelo homem, com registros datando de mais de 25.000 anos. A lapidação correta de um bom cristal de ametista pode prover uma gema violeta de grande beleza. Bela e de preço acessível, a ametista está entre as pedras preciosas mais populares.

Cor: violeta, com nuances azuladas ou avermelhadas.

Tom: de claro a escuro. As muito claras ou muito escuras são menos valiosas. A de cor púrpura intensa é a de melhor qualidade.

Transparência: normalmente sem inclusões visíveis, mas às vezes pode-se perceber a irregularidade típica da distribuição de cor. Uma lapidação correta é essencial para a distribuição da cor.



Citrino:
Amarelos dourados e brilhantes, amarelos avermelhados cor de conhaque são algumas das variedades de cor da irmã da ametista, conhecida como citrino. Às vezes ametista e citrino ocorrem no mesmo cristal e levam o nome de ametrina. O Brasil é a fonte principal de ametista e citrino e oferece uma inigualável opção de variedades de cor e tamanho.

Cor: amarelo, castanho-amarelo, laranja, vermelho amarronzado ou conhaque. A cor mais valiosa é o conhaque, conhecido como "Rio Grande".

Tom: de claro a escuro. Tons muito claros ou com matizes muito escuros são menos cobiçados.

Transparência: como para a ametista, o primor na lapidação ressalta sua beleza ao máximo.

Tratamento: praticamente todos os citrinos são submetidos a tratamento térmico para exibir permanentemente a intensidade de suas cores potenciais.



Topázio Azul:
O brilho e as cores celestiais da variedade azul de topázio coroaram esta gema como a mais popular e acessível da última década. Com as novas tecnologias de tratamento para adicionar ao topázio natural incolor uma cor permanente azul, o mercado foi agraciado com esta bela gema, de valor muito acessível.

Cor: azul. Nomes comerciais como azul-celeste, azul suíço, azul-cobalto são às vezes mencionados para definir diferentes matizes de azul.

Tom: de claro a escuro.

Transparência: transparente e sem inclusões visíveis.

Tratamento: todos os topázios azuis disponíveis no mercado são o resultado da combinação de tratamentos de radiação e térmico. O processo é seguro, tornando sua cor permanente.



Opala:
Talvez a mais intrigante de todas as pedras preciosas, por sua capacidade de exibir simultaneamente flashes de luz multicolores. Quando em movimento, tem-se a sensação visual de um objeto vivo. Austrália e Brasil são as únicas fontes importantes de opala preciosa. Como a produção tem sido irregular, as qualidades melhores são bastante raras.

Cor: variedade branca (opala branca); variedade preta (opala preta). A rara presença do efeito de jogo de cores é o que classifica a opala como preciosa.

Jogo de cores: a qualidade da opala preciosa é determinada pela qualidade e distribuição dos flashes multicores de luz dentro de cada opala lapidada em forma de cabochon.

Transparência: de translúcida a semi-translúcida.



Vale uma visita ao site para saber tudo sobre joias e ainda fazer umas compras na loja virtual da empresa. Dica dada.
Bjobo;)

(Imagens e fonte de: amsterdamsauer.com/hardmusica.pt)

8 comentários :

  1. A natureza sabe fazer coisas belas.
    Parabens pela postagem.Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Super interessante o post Ce, amei, não tinha conhecimento de tudo isso, parabéns. Adoro pedras preciosas.
    bjomeliga

    ResponderExcluir
  3. Lindas as pedras, gostei de aprender um pouco sobre elas.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, gostei de conhecer mais sobre as pedras, nas jóias elas fazem a diferença.
    Bjs
    Janeisa

    ResponderExcluir
  5. Useful blog website, keep me personally through searching it, I am seriously interested to find out another recommendation of it.

    ResponderExcluir
  6. Couldnt agree more with that, very attractive article

    ResponderExcluir
  7. Hi there, I found your blog via Google while searching for a related topic, your site came up, it looks good.

    ResponderExcluir

Olá! Seja sempre bem vindo ao Luxos e Luxos, sua visita é muito importante, obrigada ;)