COMO DECORAR UM QUARTO PEQUENO









DICAS PARA DECORAR QUARTOS PEQUENOS



Nem todo mundo tem um quarto grande ou uma suíte master, mas isso não impede de se ter um quarto pequeno porém aconhegante, sofisticado e bonito.
O Luxos e Luxos dará nesta matéria algumas dicas para você mesmo decorar seu quarto, sem precisar contratar um profissional, claro que se você quiser estou às ordens, entre em contato no e-mail celinaalves@luxoseluxos.com.br.
O primeiro passo é "jogar fora" tudo que você não usa há pelo menos um ano, pois se não usou neste período é porquê não é assim tão importante ou essencial no seu quarto.
Se possível use móveis planejados ou módulos, pois assim cada cantinho do quarto pode ser bem aproveitado e dê preferência às linhas retas, móveis com curva é mais difícil para encaixes que se façam necessário, além de dar visualmente amplitude ao ambiente.
Um quarto pequeno não dá pra ter muitos móveis, então opte por reduzir o mobiliário e caprichar em acessórios impactantes, e mesmo assim esses devem ser poucos, muitos objetos poluem o visual.
Escolha cores claras para as paredes, móveis e cortinas, as cores devem aparecer somente nos objetos de decoração. Um quarto claro, clean dá impressão de espaço maior, esta é uma dica infalível.
Para aproveitar cada canto do quarto, nichos abertos nas paredes fazem às vezes de criado-mudo, cômoda e bancadas, assim como arandelas ao invés de abajures, já que nem sempre cabe criado-mudo no seu espaço.
Se o espaço for pequeno a ponto de não caber um guarda-roupas, uma arara bacana pode ser a solução, nesse caso utilize cabides "deluxe", já que ficarão à mostra.
Porta de correr, embutidas, são ótimas pra deixar vago aquele espaço que uma porta de abrir tomaria, assim pode-se utilizar as paredes de cada lado da porta para pendurar um quadro, um espelho ou algum nicho. Falando em espelho, esse é um truque ótimo para dar amplitude, basta escolher os pontos adequados, que pode ser meia parede, uma porta de armário, uma cômoda ou criado-mudo se houver.
Uma outra dica bacana é usar baús para guardar seus pertences ou roupas de cama, além de úteis eles decoram o ambiente e ainda servem como banqueta ou pufe.
Se você gosta de cama alta, infelizmente ela não é a melhor opção para um quarto pequeno, a baixa dá a ilusão de que o quarto é maior, inclusive a baixíssima que segue o padrão oriental é uma graça se bem posicionada e coordenada com os objetos certos.
Para terminar, uma última observação: spots no teto ficam melhores que lustres e ainda deixam uma iluminação bem bacana e intimista.
Agora mãos à obra e criatividade!
BjoBjo;)


P.s.: Sorteio Luxos e Luxos em parceria com a grife Jefferson Kulig, aqui. Até dia 15/09/12. Participe.



Nichos na parede









Cama mais baixa












Espelhos e spots









Arara



Arandelas



Home office integrado



Cômoda/Criado-mudo espelhado



Baús e caixas no quarto









(Imagens de: mundodastribos.com/ribeiraopretoimobiliaria.com.br/ligadanasdicas.com/gambira.com.br/google images/Se você tiver direitos autorais sobre alguma imagem, gentileza avisar)

27 comentários :

  1. Celina, adorei as dicas!
    Antes de eu me mudar, meu quarto era minúsculo e vou te falar que eu sofria. Agora, pelo menos deste mal estou livre. ahhaha

    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália, eu tive sorte que nas três casas que morei, meu quarto sempre foi grande, exceto quando solteira que apesar do quarto grande dividia com mais três irmãs, mas confesso que acho um charminho quarto pequeno bem decorado, me parece mais aconhegante, mas tbm não dispensaria uma suíte master rsrs
      BjoBjo querida;)

      Excluir
  2. Minha doce Celina!
    Muito chato ter quarto pequeno e o pior é ter que dividir com uma irmã espaçosa! Amo a minha irmã, ela super me ajuda e tal, mas sabe como é chato ter que dividir o mesmo ambiente! Ainda mais que o nosso quarto não é tão grande!
    Gostei muito de todas essas super dicas! O primeiro é o meu xodó, adorei!
    Muitos dias ESPECIAIS para você! Beijos, saúde e sucesso.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quarto pequeno e ainda dividir não é fácil não. Que bom que gostou das dicas Layla.
      BjoBjo;)

      Excluir
  3. Oi Celina,
    Adorei a ideia dos nichos na parede e acho que vou aderir. Minha casa é grande, mas os quartos são pequenos. No meu, praticamente, só cabe a cama.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nichos são uma excelente ideia Betty, além de ficarem super bonitinhos.
      BjoBjo;)

      Excluir
  4. Olá Celina.
    Adorei as dicas e as fotos. Vi ideias bem interessantes especialmente para a cabeceira e para arrumação que posso utilizar em casa.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as ideias!
    Ótimas inspirações.
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, adorei essas camas baixas. rsrsrs


    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm achei lindas Lidi, apesar da minha ser da bem alta.
      BjoBjo;)

      Excluir
  7. Olá Celina,

    não há nada que uma bela decoração não dê jeito, né mesmo! Essa seleção de decoração em quartos pequenos ficou linda e me deu ótimas idéias.

    Bejim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire, que bom que te deu ótimas ideias, era essa a intenção.
      BjoBjo querida;)

      Excluir
  8. Oi Celina, você tem toda razão é possível montar um quarto legal em um ambiente pequeno adorei as dicas. Bjooooss

    ResponderExcluir
  9. Amei, moro em apartamento e vou usar varias ideias das fotos aqui!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Acho que o que toma espaço no meu quarto é o guarda-roupa, se eu tivesse um closet o quarto ficaria bem mais bonito e espaçoso.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimas ideias e todos os quartos com excelente bom gosto, amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.site11.com

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, de verdade! Ainda mais que estou adquirindo um apartamento pequeno rs.. obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Bom gosto solucionando "pequenos" problemas...
    Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  15. Muito bonitos os quartos, mas desde quando são pequenos??? Só se são pequenos pros ricos, porque pra mim seriam ótimos quartos! kkk Mas muito bonitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São considerados pequenos pelos arquitetos e decoradores, mas vc tem razão, depende da casa de cada um. Eu moro numa casa antiga dos meus pais onde os quartos são bem grandes, no meu tem até sofá, então pra mim os das fotos são pequenos, mas realmente podem ser grandes para quem mora numa casa muito pequena.
      BjoBjo, seja sempre bem vinda(o);)

      Excluir
  16. Adorei!!! O meu é pequenininho mesmo!!! Como preparar uma parede para colocar papel de parede. Será que tem de rebocar??? Ou tem de passar massa corrida sem rebocar. Muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy, a parede para receber o papel de parede deve estar sem nenhum tipo de imperfeição e livre de mofo e infiltrações. Deve ainda estar lisinha, seca e limpa, sem resíduos de pó, bem nivelada e sem rachaduras.
      BjoBjo querida;)

      Excluir

Olá! Seja sempre bem vindo ao Luxos e Luxos, sua visita é muito importante, obrigada ;)