Mercado Manual celebra Dia das Mães no Museu da Casa Brasileira apresentando suas novidades para 2018

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

(Mercado Manual) Manual no MCB celebra sua 8ª edição apresentando conceito #SouManual

Com entrada gratuita, o Mercado Manual reúne mais de 100 artesãos contemporâneos, gastronomia, performances, oficinas e atividades infantis nos dias 5 e 6 de maio, das 10h00 às 20h00

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Florista Produções, realiza a 8ª edição do Mercado Manual nos dias 5 e 6 de maio, fim de semana que antecede as celebrações do Dia das Mães, com programação cultural especial e gratuita.

Mercado Manual

Tendo como propósito enaltecer o design artesanal contemporâneo e o pequeno empreendedor, o MM reúne cerca de 100 artesãos e designers em edição que apresenta o conceito #SouManual, que tem como premissa dar voz e contar as histórias das pessoas que integram a rede.

Mercado Manual

Com dois anos de vida e um público maior a cada edição, o Manual no MCB se firma no calendário cultural de São Paulo como um importante evento no universo do consumo consciente e do empreendedorismo. Moda, design, decoração, joalheria, beleza e bem estar, além de artigos infantis, compõem a variedade de expositores que estarão apresentando suas criações.

Mercado Manual

“A curadoria de produtos da 8ª edição do Manual no MCB foi pensada para atender todos os tipos de mães. E a programação gratuita, com oficinas e performances para adultos e crianças, foi escolhida para ser o nosso presente a todas as mulheres que sempre estão com a gente. Vai ser um evento especial”, afirma Karine Rossi, uma das idealizadoras do evento.

Mercado Manual

“O Museu da Casa Brasileira realiza diversas feiras, com o intuito de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final, na tentativa de garantir a sustentabilidade desta cadeia produtiva. Nesse sentido, e como único museu do país voltado ao design e à arquitetura, o MCB se alia ao Mercado Manual no incentivo e fortalecimento da criatividade e do empreendedorismo”, acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do museu.

Ainda neste ano, o Manual no MCB, que tem à frente o trio de sócias Daniela Scartezini, Karine Rossi e Patricia Toledo, prepara o lançamento de dois novos canais de interação para os designers e artesãos que compõem a rede: o e-commerce e a Escola Manual, série de cursos que pretendem difundir o fazer com as mãos e a cultura artesanal.

Mercado Manual

“Durante os 2 anos de vida do MM, a gente estabeleceu muitas conexões, o que nos fez entender que não somos um Mercado, somos uma rede. Em 2018, além de fortalecê-la em expressão e negócios, vamos contar as histórias dos integrantes da Rede Manual para valorizar ainda mais a cultura feita à mão brasileira“, ressalta Karine, explicando que compartilhar as histórias dos artesãos contemporâneos é uma forma de incentivar novos “fazedores” e reforçar a importância da economia criativa e em pequena escala para a sociedade.

Compondo a lista de expositores da 8ª edição do Manual no MCB estão:

Vestuário, joias e acessórios: 3Jolie, A Mafalda, CandidaSpecht, Atelier Nó Design, Bia Losso, Bossa 374, Casa.mo, Catarina Mina, CeloCamargos, Chris Cunali Atelier, Comas, Crua Design, DE Araque, Estilo Barkoh, Estudio Iracema, Feixe, Flats Exclusivas, Greta, Iara Wisnik, Irrita, Juliana Veinert, Kasulo, Laia Shoes, Le Jour, Leninha Lingerie, Linha na Pipa, Loom, Luna Kajiya, Moee, MyFots, Nathalia Sada, Okan, Panou, PrisicilaPini, Santa e nuvem, Shii, Soulful, Sunset Wood, Toda Cosinha, Upcyqueen, Useverse, VanillaEyeWear;

Papelaria: SchizziBooks;

Casa, arte e decoração: Atelier Casa Azul, Barini Design, Carmine, Casa Dobra, Casa Violeta, Da Horta, Duo Solo, Elisa Sbardellini, Estudio Boi Tata, Estudio Plume, Gypso,Heritage, Juliana Vomero,Leeha, Patricia Carvalho, Popoke, RinaAmmar, Thais Mor, Toco BR, Umzerooito, Wet& Wood;

Saúde e bem-estar: Be.or, GronHandmade, Olfativa Aromas, Primeira Folha, SabonSabon, Therapy;

Infantil: Ateliê cuicui, Ateliê u Amora, Et Nous, Lolo, Oficina do Vovôio, Pink Punk, Timirim, Wool Design;

Gastronomia: Comensais, Delicias do Zinha, Pimentas e pitadas, Pirineus, Taste me, Vitoria Paes.

Programação Cultural:

Desta vez, em vez de shows autorais, o MM vai oferecer uma programação formada por performances para adultos e crianças, além das já reconhecidas oficinas gratuitas de fazeres manuais e dos brinquedos ErêLab, e da Kombi dos Sonhos.

Para conferir a programação completa, basta acessar: www.redemanual.com.br.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre a Rede Manual

A Manual, criada pela Floristas Produções, é uma rede que reúne pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, qualificação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no potencial feminino como agente transformador, e na capacidade de construção de um futuro melhor através da valorização do trabalho manual. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site:

www.redemanual.com.br.

SERVIÇO

Mercado Manual

Dias 05 e 06 de maio

Sábado e domingo, das 10h00 às 20h00

Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Mercado Manual

Patricia Toledo, Karine Rossi e Daniela Scartezini, sócias e idealizadoras da Rede Manual

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×