TERAPIA DO RISO

RIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO…

Meninas, hoje eu estava folheando algumas revistas de moda e beleza e me deparei com um artigo que achei muito interessante (embora já seja de conhecimento de quase todo mundo) e resolvi resumir e repassá-lo para vocês, principalmente porque se trata de uma terapia que eu costumo praticar na filosofia oriental que sigo e tem sido de grande valor na minha vida.
“Há muito tempo se sabe que o ato de sorrir carrega propriedades terapêuticas, tanto é verdade que no século 4 a.C. Hipócrates já usava a risoterapia na cura de seus pacientes, por meio de jogos e brincadeiras. Na década de 60, o médico americano Hunter Adams, o Patch Adams, percebeu a falta de alegria nos pacientes internados em hospitais e começou a aplicar a risoterapia, elevando assim, a auto-estima, o amor próprio e o bom humor.
Para o especialista em medicina estética Fábio Alex Marques, de São Paulo, “os pensamentos bem-humorados operam maravilhas no organismo: regulam os níveis hormonais, aumentam a atividade imunológica e estimulam a produção de endorfina, substância responsável pelo bem-estar e que também protege o aparelho cardiovascular e tem ação antienvelhecimento”.

Sorriso que rejuvenesce:
Quando você fica nervosa, ansiosa ou angustiada, contrai a musculatura do rosto, e, com o tempo, desenvolve as rugas e acelera o processo de degeneração da pele. “Ao sorrir, relaxamos, aliviamos a tensão e colocamos para trabalhar as dezenas de músculos que respondem pelas expressões faciais”. O sorriso também promove a vascularização e a oxigenação da cútis. De olho nisso, a indústria cosmética “colocou a felicidade” nas fórmulas dos cremes rejuvenescedores faciais. Isso mesmo: uma substância extraída de vegetais, a fitoendorfina, atua na derme garantindo nutrição e juventude. O ingrediente deixa a cútis “feliz”, eleva a hidratação, a elasticidade e a luminosidade.

Exercício da gargalhada:
Quer mais motivos para se divertir? “Levando-se em conta que a pessoa perde calorias enquanto cai na risada, é possível até atestar que essa atividade emagrece”, rir cem vezes ao dia tem os mesmos efeitos sob os sistemas cardiovascular e imunológico que praticar 10 minutos diários de exercícios de remo, por exemplo. E, além de trabalhar a musculatura facial, a ação movimenta também o tórax, o abdômen e os membros superiores. Ou seja, é praticamente uma malhação.

Dicas para manter o bom humor:
* Semeie boas sementes para colher bons frutos
E não deixe o sorriso desaparecer do rosto. Tenha sempre pensamentos positivos, de segurança e de sucesso. Isso é decisivo para cultivar a alegria e enfrentar as dificuldades.
* Tenha sempre atitudes positivas perante tudo
A alegria precisa ser alimentada todo dia e isso só é possível quando você começa o dia contente e se vê como uma vencedora, afastando a idéia de que a vida é recheada de desgraça.
* Olhe-se no espelho e sorria para você
Não leve a vida tão a sério e nem se cobre demais. Às vezes é preciso tirar proveito de um erro para aprender ainda mais.
* Coloque coisas boas na sua vida
Ocupe os seus momentos de lazer com um bom livro, uma música agradável, um filme interessante. Divirta-se com as pessoas que você ama ou com o bichinho de estimação.
* Cultive sempre o bom humor
O riso é um código universal, compreendido em qualquer parte do mundo. Funciona como medicamento, atraindo coisas boas e abrindo caminhos para sanar conflitos.

Anatomia do riso:
Saiba o que acontece quando o corpo humano recebe altas doses de gargalhada:
* Sistema Imunológico
Os hormônios responsáveis pelo estresse, cortisol e adrenalina, diminuem e, por isso, o sistema imunológico fica mais ativo.
* Coração
As batidas são aceleradas e o sangue começa a fluir mais rapidamente pelos vasos sanguíneos. Isso traz oxigenação maior aos tecidos e abaixa a pressão arterial.
* Abdômen
Como uma boa gargalhada mexe principalmente com a barriga, é como se fosse aplicada uma massagem nos músculos abdominais, facilitando a digestão e o funcionamento dos intestinos.
* Pulmões
Aumenta a absorção de oxigênio pelas fortes inalações e expirações de ar. É como se estivéssemos fazendo uma limpeza nos pulmões.

Luxos e Luxos: Portanto, sorria, ria, gargalhe todos os dias. Procure fazer do bom humor uma constante em sua vida e se mantenha bela e jovem por muito mais tempo e se não tiver motivo nenhum para sorrir, invente algum.

(Fonte: Revista Corpo em Forma – Imagem de: cdmontepio.com)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Comments

  1. Responder

  2. By www.drfabioalex.com.br

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.