Luxos e Luxos Magazine

O LUXO DE SABER VENDER

COMPORTAMENTO: O BOM ATENDIMENTO

Gente, por incrível que pareça eu já fui super bem atendida em “lojinhas” de bairro e super mal atendida em “mega lojas” de grife. Vocês já entraram em alguma loja e as vendedoras muito bonitas, make impecável, look adequado, mas com uma arrogância tamanha que te fez dar meia volta e ir embora? Tem muito disso por aí, principalmente em shopping.
As ditas “vendedoras” se acham acima do bem e do mal, nariz empinado e um ar de superioridade que me deixa perplexa. Será que elas tem noção do que é saber vender? será que elas acham que precisam desse “carão” para trabalhar em lojas renomadas? ou será que os donos não se preocupam em dar treinamento adequado às suas funcionárias e se limitam a contratar apenas um rostinho bonito?
Não estou nem me referindo à clientes de classe baixa, que para essas vendedoras eles nem deveriam entrar nas lojas (que já é um grande erro), estou falando também de quem tem grana para comprar e mesmo assim são mal atendidos, ou melhor, nem são atendidos, são “medidos” de cima à baixo.
Amigas, vender é uma arte e quem se propõe a trabalhar com vendas deve saber disso e gostar do que faz, pois lida com gente, com ser humano, se não gostar que mude de profissão. Educação e gentileza é o mínimo exigido, é primordial em qualquer situação, qualquer profissão, em vendas então, é extremamente essencial.
O bom vendedor deve ter conduta adequada, ele não deve pensar que aquele cliente que não está usando a última roupa da moda entrou na loja só para bisbilhotar (e mesmo que fosse!). De repente esse cliente é “o cara”, um bacana cheio de grana que se tornaria um it cliente em potencial e lá se vai uma super comissão. Flexibilidade é essencial, ele deve saber atender bem e muito bem, tanto o cliente A, B ou C.
Claro que o bom vendedor não é aquele que fica em cima do cliente, o perseguindo como sombra ou ficando na porta do provador pedindo para ver como a roupa ficou em você. Isso é péssimo! mas ele precisa ter atitudes e habilidades humanas, precisa gerar confiança e empatia.
Como diz Marcelo de Almeida (consultor e conferencista em desenvolvimento humano), “o vendedor bem sucedido é graduado em criar empatia com seus clientes, pois ele sabe que o segredo da afinidade está em ouvir com atenção, se colocar no lugar do cliente, ter interesse sincero em ajudar e principalmente, ser honesto e flexível para atender o desejo do seu cliente”.
Por outro lado os donos de lojas deveriam oferecer cursos aos seus funcionários e treinamentos especializados ou exigir algo do tipo ao contratar. É claro que não estou generalizando, existem inúmeras lojas (graças à Deus) com atendimento impecável, que dá super vontade de voltar nem que seja para um café.
O mercado exige bons profissionais, por conta disso estão disponíveis diversos cursos na área de vendas para aperfeiçoamento: Gestão de competência em vendas, Técnicas em vendas, Vendas executivas e negociações e muitos outros.
Thiago Costa, jornalista do Grupo Catho fala uma coisa bem interessante: “acima de tudo, empresas e funcionários não podem jamais se esquecer: uma hora ou outra serão clientes também. E nesse momento, como vão querer ser atendidos?”
Que tal essas “vendedoras” que dependem de nossas compras se atualizarem hein, hein??!!

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(Imagens de: rainhadolar.com/empregoerenda.com.br)

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