ECO-BAGS
A xadrez vermelha é muito fofa e é da loja Flan, ganhamos com produtinhos da OX no Terceiro Encontrinho da Tríade no Jardins em São Paulo, na própria Flan. Ela tem uma etiquetinha da loja do lado de fora e por dentro tem uma linda estampa abstrata e colorida, é de tecido, uma graça. Parabéns à Clarissa, dona da Flan, pela ótima idéia do presentinho, pois é muito útil.
A outra eco-bag é de lona e ganhei da Toyota (fabricante de veículos), super fofa também, com etiquetinha da empresa e uma estampa verde de folhas. Pela foto não dá pra perceber, mas elas têm um tamanho legal, cabe muiiita coisa, enfim, dá pra fazer comprinhas no supermercado numa boa.
“A Toyota vem desenvolvendo, desde o início dos anos 90, diversos projetos ligados ao meio ambiente. Sua meta principal é a certificação de suas fábricas ao redor do mundo pela ISO 14001, que identifica as empresas comprometidas com o meio ambiente. Isso inclui a preservação dos recursos naturais, menor geração de resíduos que causam impactos ambientais e obediência às normas legais vigentes. Estabelece ainda, metas de melhoria contínua no desempenho ambiental das empresas.” Muito legal esse trabalho, essa idéia, essa preocupação da empresa com o meio ambiente e a nós compete a colaboração não é mesmo?
A gente sabe de tudo isso mas acabamos esquecendo. Vejam só essa aulinha básica que a Toyota deu:
*Qual a relação entre o consumo de sacolinhas de plástico e o aquecimento global?
-Para cada sacolinha plástica consumida, emite-se 0,0625 Kg de CO2 para a atmosfera, considerando a sua produção e transporte. Se uma pessoa consome, ao mês, 20 sacolinhas, em um ano, terá contribuído com a emissão de 15 Kg de CO2.
*Quais os outros impactos das sacolinhas ao meio ambiente?
-O impacto negativo deve-se ao elevado número produzido por ano (cerca de 150 per capita) e ao material não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.
*Mas estas sacolinhas não vão para a reciclagem?
-Infelizmente, cerca de 90% das sacolas plásticas acabam no lixo, não sendo recicladas. No Brasil, são produzidos 210.000.000 de Kg anuais de plástico filme, o que já representa 9,7% de todo lixo do país. Abandonados em aterros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água, retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultando a compactação dos detritos.
*Em quanto tempo estas sacolinhas se decompõem na natureza?
-Sendo um material que existe há apenas um século, ainda não foi determinado precisamente quanto tempo demora esse processo, mas sabe-se que é superior a 100 anos. É enorme o potencial de danos ao meio ambiente pelas pessoas que jogam plásticos nas ruas, praias, matas, rios e mares.
ECO-BAGS NO MUNDO:
Europa e Estados Unidos
Criaram campanhas e até multas para incentivar alternativas mais ecológicas para o problema do consumo excessivo de sacolas plásticas. Estima-se que, no mundo, sejam consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão delas.
Irlanda
Foi um dos países pioneiros no controle do uso indiscriminado do plástico. Em 2001, os irlandeses consumiam cerca de 1,2 bilhões de sacolas plásticas. Depois de introduzir a cobrança de um imposto sobre cada sacola consumida, que valia, na época, US$0,15, o consumo reduziu 90%.
Holanda
As redes de supermercados apostaram nas sacolas feitas com um plástico mais resistente e, portanto, reutilizável, vendidas por R$0,60, em média.
*No Brasil, ainda falta regulamentação para o consumo de sacolas. Enquanto isso, podemos dar este primeiro passo, usando nossa eco-bag e adotando uma nova postura de respeito ao meio ambiente.
E aí gente, vamos aderir às eco-bags e arrasar no estilo, arrasar nos supermercados ? Vamos viver em harmonia com o meio ambiente e multiplicando boas ações, assim, ampliaremos nossos horizontes com uma conduta responsável.
(Imagem de: Luxos e Luxos / Fonte: folheto explicativo da Toyota que veio junto com minha eco-bag)
sou da catex tecidos, trabalhamos com varios tecidos [tnt lona ecologica de algodao e outras].
entrem em contato por favor.
011 2098-3333 ou no msn e e-mail>
catex_bolsas_estofados_acessorios@hotmail.com
um abraçao a todos.
“rustika design em madeira”, muito obrigada pela visita, volte sempre, será muito bem vinda.
Bjobjo
tb to nessa onda de eco bags, shoping bags, mesmo pq eu amo vintage!!!!
e mais vintage q estas sacolas ão tem né!!!!!
bjs
amei o blog
Olá Celina,
Adorei seu blog ! Tem dicas e informações muito interessantes!
Esse post em especial me chamou atenção. Que bom que cada vez mais se fala e se usa eco-bags ! Eu faço roupa de cama e mesa com estampas assinadas por mim mas também tenho em minha lista de produtos alguns modelos de eco-sacolas por acreditar muito nessa idéia…passa lé para ver !
um abraço,
Marília
Celina comprei uma ecobag pra mim em Lisboa, inclusive nas minhas fotos da viagem, apareço muito com ela, que é linda, estampada, bem colorida e com fundo marrom. Aqui em Porto Alegre virei adepta e sempre que posso carrego algumas comprinhas nela.Bjs.
elas são realmente necessárias! e se acostumar a usa-las, é apenas uma questão de hábito.
depois te mostro a minha, é de lona e enorme! da para levar dentro a compra do mês. risos. (brincadeira, foi um pouco de exagero meu).
beijos, helena
Que gracinha suas eco-bags e a da Flan ainda acompanha a tendencinha xadrez, eu não tenho nenhuma ai que vergonha, preciso comprar urgente e começar a fazer minha parte. Muito legal a aulinha da Toyota, a gente sabe mas esquece mesmo como vc disse.
bjinhos
Joyce
Oi Celina, realmente estamos na época das ecobags, há dias fiz um post no meu blog acessoriosdamarisa e, logo depois a Claudia tb fez um , mas acho q cada um tem q ter consciência e tentar salvar o nosso planeta. As ecobags q faço cabem em qualquer bolsa, pois são dobráveis e leves além de levar cinco quilos, já testadas.Passe lá p vê-las. POde me linkar no seu blog q agradeço. Bjks
oi celina! que delícia ver meu texto indicado por aqui! as eco-bags estão com tudo mesmo! eu adoooro e já uso há mt tempo… bjs, querida!!! ah, e obrigada pelo presente de citar meu blog!
Ai !! quero tanto conhecer essa loja da Diesel…quero tanto uma ecobag de verdade rsrsrs seus posts sempre deixam a gente com vontade de conhecer os lugares, as coisas …muito bom!!!
Então querida, a Saruel ficou ótima, lembra q a gente comentou no encontrinho q fomos q eu tava com um certo preconceito com essa modelagem tb? pois bem, comprei uma provei e na hora AMEI.
Preciso urgente postar uma foto lá pra vc ver.
Ah e eu tirei a confirmação dos caracteres…eu nem sabia q tinha isso lá kkkkkk
Bjkas
Essas eco-bags são lindas e já viraram tendência. Não tem porque não usar, né? E como são de material que normalmente não amassa, podem ser super dobradas, guardadas em lugares inimagináveis – o que também facilita a organização de casa. Nota dez! Beijocas =)