Luxos e Luxos Magazine

JOIAS, CONHEÇA ALGUMAS PEDRAS PRECIOSAS

AMSTERDAM SAUER

Tradição e vanguarda com requinte e qualidade. Origem: da França ao Brasil. Amsterdam Sauer é Alta Joalheria com pedras preciosas desde 1941. Em virtude da expertise que a empresa detém na indústria joalheira, ganhou reconhecimento mundial através de uma clientela internacional e dos vários prêmios de prestígio do setor. Foi agraciada três vezes com o De Beers – Diamonds International Awards.
Conheça algumas pedras preciosas e se encante.

Esmeralda:

Uma das mais importantes pedras preciosas, por seu reconhecimento universal, a esmeralda oferece uma ampla variedade de qualidades e preços, permitindo opções ilimitadas na criação de joias. A combinação de cor, transparência e inclusões quase sempre visíveis imprime uma personalidade única a cada esmeralda lapidada.

Cor: verde, com sobretons do amarelado ao azulado (a escolha é uma questão de gosto pessoal).

Tom: variável. Muito clara ou extremamente escura são menos desejáveis.

Transparência: variável. Quanto mais transparente e de cor intensa, mais valiosa. Esmeraldas translúcidas também podem ser muito bonitas.

Tratamento: quase sempre presente. Refinamento da pureza através de óleos ou resinas.

Água Marinha:
A água-marinha é uma gema cristalina que ocorre geralmente em tons pastel; logo, quanto mais escura, mais rara e valiosa. É a mais tradicional das pedras preciosas brasileiras, sendo muito procurada internacionalmente. Águas-marinhas de grandes dimensões fazem parte de coleções de joias especiais.

Cor: azul, com uma nuance azul esverdeada bem característica.

Tom: de muito clara a escura; normalmente azul pastel e muito raramente azul-escuro.

Transparência: cristalina. Normalmente sem inclusões visíveis.

Topázio Imperial:
O brilho e a intensidade das cores desta rara pedra preciosa fascinam a quem a conhece. Topázios Imperiais já eram muito apreciados pelas czarinas russas três séculos atrás. O Brasil é o único produtor comercial desta gema, oriunda apenas da região de Ouro Preto. Seu valor certamente se elevará nas próximas décadas pela raridade e demanda crescentes.

Cor: amarelo, laranja, salmão, rosa e conhaque.

Tom: de claros a escuros, mas nunca muito escuros. Os tons mais escuros e as cores mais tendentes ao vermelho são mais raros e, consequentemente, mais valiosos.

Transparência: cristalina e normalmente sem inclusões visíveis.

Turmalina:
A turmalina ocorre numa ampla gama de matizes, cada variedade é batizada por sua cor principal. As mais importantes são: rubelita – a vermelha; indicolita – a azul; verdelita ou simplesmente turmalina – quando a cor verde prevalece. O Brasil é o maior produtor desta gema bela e popular. As turmalinas são muito apreciadas pelos designers, que desenvolvem sua criatividade através de seu amplo espectro de cores.

Cor: todas as cores. A verde é a mais popular; a vermelha e a azul são mais raras.

Tom: variável. Tons muito escuros são menos valiosos.

Transparência: as verdes e azuis normalmente não têm nenhuma inclusão visível e a variedade vermelha quase sempre apresenta inclusões.

Tanzanita:
Descoberta e minerada apenas na Tanzânia desde 1967, a tanzanita logo se tornou admirada e conhecida, por sua combinação única de azul púrpura e alta transparência. Por ser uma gema de fonte única e ainda jovem entre as pedras preciosas, é esperado um aumento considerável na demanda e, consequentemente, no seu valor.

Cor: azul, com sobretons de púrpura variável.

Tom: de muito clara a muito escura. Pedras maiores apresentam cores mais intensas, enquanto pedras pequenas tendem a ser mais claras, revelando uma cor de lavanda.

Transparência: cristalina. Cores muito escuras em pedras maiores podem reduzir a transparência.

Tratamento: todas as tanzanitas são submetidas a tratamento térmico para exibir a cor azul púrpura permanentemente.

Diamante:
Incomparável por sua capacidade de concentrar e transmitir luz, o diamante lidera o mundo das gemas como símbolo do amor e da eternidade. Produzido em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil, está presente em quase todas as joias de qualidade, como pedra principal ou como complemento para gemas de cor.

Cor: de incolor a matizes de amarelo-claro, em uma escala de D a Z. Cores fantasia (“Fancy Colors”) são outra categoria, que inclui amarelos mais intensos, marrom, rosa, azul, negros e muitas combinações destas cores.

Pureza: a pureza é determinada em uma escala de dez categorias.

Tratamento: alguns tipos de tratamentos podem ser aplicados a certos diamantes.

Ametista:
A mais antiga das pedras preciosas usada pelo homem, com registros datando de mais de 25.000 anos. A lapidação correta de um bom cristal de ametista pode prover uma gema violeta de grande beleza. Bela e de preço acessível, a ametista está entre as pedras preciosas mais populares.

Cor: violeta, com nuances azuladas ou avermelhadas.

Tom: de claro a escuro. As muito claras ou muito escuras são menos valiosas. A de cor púrpura intensa é a de melhor qualidade.

Transparência: normalmente sem inclusões visíveis, mas às vezes pode-se perceber a irregularidade típica da distribuição de cor. Uma lapidação correta é essencial para a distribuição da cor.

Citrino:
Amarelos dourados e brilhantes, amarelos avermelhados cor de conhaque são algumas das variedades de cor da irmã da ametista, conhecida como citrino. Às vezes ametista e citrino ocorrem no mesmo cristal e levam o nome de ametrina. O Brasil é a fonte principal de ametista e citrino e oferece uma inigualável opção de variedades de cor e tamanho.

Cor: amarelo, castanho-amarelo, laranja, vermelho amarronzado ou conhaque. A cor mais valiosa é o conhaque, conhecido como “Rio Grande”.

Tom: de claro a escuro. Tons muito claros ou com matizes muito escuros são menos cobiçados.

Transparência: como para a ametista, o primor na lapidação ressalta sua beleza ao máximo.

Tratamento: praticamente todos os citrinos são submetidos a tratamento térmico para exibir permanentemente a intensidade de suas cores potenciais.

Topázio Azul:
O brilho e as cores celestiais da variedade azul de topázio coroaram esta gema como a mais popular e acessível da última década. Com as novas tecnologias de tratamento para adicionar ao topázio natural incolor uma cor permanente azul, o mercado foi agraciado com esta bela gema, de valor muito acessível.

Cor: azul. Nomes comerciais como azul-celeste, azul suíço, azul-cobalto são às vezes mencionados para definir diferentes matizes de azul.

Tom: de claro a escuro.

Transparência: transparente e sem inclusões visíveis.

Tratamento: todos os topázios azuis disponíveis no mercado são o resultado da combinação de tratamentos de radiação e térmico. O processo é seguro, tornando sua cor permanente.

Opala:
Talvez a mais intrigante de todas as pedras preciosas, por sua capacidade de exibir simultaneamente flashes de luz multicolores. Quando em movimento, tem-se a sensação visual de um objeto vivo. Austrália e Brasil são as únicas fontes importantes de opala preciosa. Como a produção tem sido irregular, as qualidades melhores são bastante raras.

Cor: variedade branca (opala branca); variedade preta (opala preta). A rara presença do efeito de jogo de cores é o que classifica a opala como preciosa.

Jogo de cores: a qualidade da opala preciosa é determinada pela qualidade e distribuição dos flashes multicores de luz dentro de cada opala lapidada em forma de cabochon.

Transparência: de translúcida a semi-translúcida.

Vale uma visita ao site para saber tudo sobre joias e ainda fazer umas compras na loja virtual da empresa. Dica dada.
Bjobo;)

(Imagens e fonte de: amsterdamsauer.com/hardmusica.pt)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile