Luxos e Luxos Magazine

SAÚDE E BELEZA – XANTELASMA

 

XANTELASMA OU XANTOMA

 

Apesar do nome diferente, um xantelasma não é uma ocorrência muito grave. Xantelasmas são lesões de pele da região da pálpebra caracterizados pelo depósito de lipídeos (gordura) na pele. Comumente estão relacionados com alterações dos lipídeos sanguíneos mas também podem ser decorrentes apenas de alterações locais do metabolismo das gorduras.
O xantelasma pode atingir tanto a pálpebra inferior quanto a pálpebra superior, o aspecto da lesão é plano e amarelada, com uma consistência mais endurecida que a pele ao redor.
Os xantelasmas não causam qualquer sintoma e o principal incômodo é o visual, estético.
A escolha do melhor tratamento para a remoção dos xantelasmas deve ser indicado por um dermatologista, dependendo normalmente da extensão das lesões.
Pode ser feita a remoção através da cauterização química, da eletrocoagulação, da aplicação de laser, ou até mesmo a retirada cirúrgica. Na maioria dos casos em ambiente de consultório, sem necessidade de internação.
Pois bem amigas (os), resolvi “falar” hoje sobre xantelasma porque sexta passada (30/04) fiz a primeira etapa do meu tratamento. Sim, estou com xantelasma, essa coisa “chata e feia”. Por sorte, minha lesão é bem pequena, quase imperceptível, porque fica bem na dobrinha do olho e o make super disfarça, mas como sou muito vaidosa, qualquer coisinha pra mim, é uma “coisona”, se eu estou enxergando, o mundo também está, mas existem lesões enormes que tomam toda a pálpebra.
Este post tem a intenção de, além de informá-los sobre o que é xantelasma, explicar que a causa do mesmo pode ser descuido com a saúde, com a alimentação, que foi o meu caso. Meu colesterol deu uma leve aumentada e “páh!”, nasceu meu xantelasma, e olha que nem foi muito, estou com 224, sendo que o normal é 200. Mas quero deixar claro também que, nem todos que tem colesterol alto desenvolvem xantelasma, mas é melhor prevenir né? Eu confesso que sou uma formiga pra doces e consumo muita gordura proveniente de alguns doces (a maioria), mas já estou sob uma dieta livre de gorduras, que para mim tem sido um sacrifício e tanto, mas… tudo pela beleza (e pela saúde, claro).
A minha dermatologista, que é ótima e trabalha num centro de pesquisas de doenças de pele, optou a princípio pela cauterização, vamos agora aguardar dois meses para ver se esse método funcionou comigo (ainda não sabemos, pois fiz somente há dois dias). A retirada por cirurgia (exerese e sutura) será nossa última opção.
Gente, não doeu nada, nem a anestia local (nas pálpebras) e nem o procedimento de cauterização em si, só arde um pouco depois que passa a anestesia e fica difícil piscar e manter os olhos abertos, mas hoje estou bem melhor, apesar do inchaço.
Agora criei coragem e vou fazer tudo que tenho direito, já marquei pra retirar umas verruguinhas que tenho no pescoço, vou fazer peeling pra acabar com umas manchas que me incomodam e mais algumas coisinhas. Depois dos 40 nem tudo são flores viu? (rs)
Então é isso meninas, melhor prevenir que remediar, é clichê mas é verdade, cuidem-se.
BjoBjo;)
P.s.: eu escolhi uma foto (acima) bem amena, de uma lesão simples pra não chocar, a minha é bem menor que essa, mais discreta, mas se vocês tiverem interesse de ver outras lesões mais impactantes (quero dizer, horríveis) é só dar um google.
P.s.2: Pessoal, voltei para informar que a cauterização não resolveu meu problema, tive que fazer a microcirurgia, e foi top, sumiu e nunca mais voltou, nem sinal desses xantelasmas horríveis.

(Imagem de: google images – fonte: dermatologista Dr. Fernando Bezerra)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile