LIVRO: MODA E MODERNIDADE NA BELLE ÉPOQUE CARIOCA

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

ESTAÇÃO DAS LETRAS E CORES

Pra eu sair de São Paulo pra algum evento fora é um tanto difícil por conta de marido, filho, cachorro etc. Isto faz com eu perca muitas festas, encontros e eventos bacanas que eu tanto gostaria de participar. E foi o que aconteceu no último dia 16 no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa, não pude comparecer ao lançamento do livro “Moda e Modernidade na belle époque carioca” e eu adoro o pessoal da Editora Estação das Letras e Cores, a equipe toda é sempre muito gentil comigo e com o Luxos e Luxos.
O livro foi redigido pela mestre em Comunicação Social, Rosane Feijão. Ainda não li mas fiquei bastante curiosa e interessada nessa leitura. Quem já leu, deixe sua opinião aqui nos comments.
Segundo a editora, o livro é resultado de apurada pesquisa, sendo criterioso em suas fontes. Embora o texto ofereça a qualidade que se espera de obra elaborada em meio acadêmico, a escrita leve de Rosane torna a leitura um verdadeiro prazer.
Como tema, a publicação narra o Rio de Janeiro do início do século XX, com a moda eleita guia para interpretarmos o período em seus reflexos sociais.
Moda aqui entendida para além do vestuário: são também os comportamentos, hábitos e escolhas do cotidiano.
Nesse sentido, Rosane Feijão resgata uma série de manifestações (tais como decoração das casas, regras de etiqueta, banho de mar …) que, relacionadas ao contexto, explicitam o imaginário de uma sociedade.
Se, por um lado, o Brasil busca referências culturais na Europa, por outro lado, o carioca estabelece modos próprios de interpretar e fazer uso dessas referências.
A pesquisa que Rosane Feijão compartilha conosco mostra como a identidade carioca inventa suas próprias modas.
Pra quem ainda não leu, como eu, fica aqui o convite à leitura! Vou pedir o livro pra alguém como presente de festa junina! (rs ok! eu sei que festa junina não é data para troca de presentes, mas…)
BjoBjo;)

(Imagem de: divulgação/capa do livro)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Comments

  1. By Kammy

    Responder

  2. By Carolina Lima

    Responder

  3. By Camille

    Responder

  4. By Lala

    Responder

  5. By Naty Figueirêdo

    Responder

  6. By Janeisa Tomás

    Responder

  7. By Ceiça Frota

    Responder

  8. By Bia Jubiart

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×