Guarda-roupa lotado pode revelar falta de conhecimento sobre o estilo pessoal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Investir nas peças certas é uma forma de economizar dinheiro e ainda contribuir com o movimento de moda sustentável, que busca preservar os recursos naturais

Por muitas décadas, o mundo da moda estimulou o consumismo e acumular peças e mais peças com um guarda-roupa abarrotado era sinônimo de status e poder. Hoje, em um mundo que preza cada vez mais pelos recursos naturais, comprar de forma consciente significa também ser sustentável, preservar o meio ambiente. A consultora de imagem e estilo Cibelle Taques destaca que quanto mais uma pessoa conhece o seu estilo pessoal, os seus gostos e o tipo de roupa que mais destaca os seus atributos, mais próxima desse movimento de moda sustentável ela está.

estilo

Na temporada primavera-verão 2021-2022 devem predominar as roupas mais leves e fluídas e os tons neons estão de volta. Pixabay

Uma pesquisa divulgada no início de 2021, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), traçou um panorama das compras feitas por impulso no Brasil. Entre os consumidores entrevistados, 21,8% costumam realizar compras por impulso com frequência. “A cada dez brasileiros, dois estão fazendo compras sem necessidade, apenas porque viram e acharam que podem precisar daquele produto. E a grande maioria desse público é formado por mulheres”, enfatiza Cibelle. O resultado, de acordo com o levantamento, é que 41% dos consumidores têm contas atrasadas e 23,3% estão com o nome sujo em serviços de proteção ao crédito – percentual que chega a 40,1% entre as pessoas altamente impulsivas, segundo dados do SPC.

“Essa falta de organização e de planejamento na hora de comprar o que realmente é necessário reflete inclusive no orçamento e nas relações familiares. É muito comum, principalmente entre as mulheres, os armários lotados e, na hora de sair, perceberem que não há nada que agrade, nada compatível com a ocasião”, observa a consultora. Ela explica que esse fator é reflexo dessa falta de autoconhecimento, de passar por um processo de avaliação do seu estilo pessoal, das cores que combinam com o seu tom de pele e de como fazer o melhor aproveitamento das roupas que já foram adquiridas.

DIAGNÓSTICO

Cibelle afirma que durante o processo de consultoria de imagem, a cliente passa por um processo monitorado onde fica conhecendo todos esses detalhes: estilo, cores, texturas, maquiagens adequadas, coloração do cabelo, acessórios compatíveis, entre outros detalhes. “É importante avaliar como é o dia a dia da pessoa: se ela trabalha em home office, se faz reuniões on-line ou presenciais, quem são as pessoas com quem ela interage. Tudo isso precisa ser associado ao perfil dela, como ela se identifica, como ela se sente bem. A partir dessas respostas é que partimos para as próximas etapas”, esclarece.

Segundo a consultora, depois de finalizado o processo de consultoria de imagem, é bastante comum a cliente se dar conta de que boa parte das peças que tinha não eram necessárias, seja porque não faziam parte do seu estilo ou porque foram compradas por impulso, apenas para seguir as tendências da moda. “O mundo fashion lança novas cores e padronagens a cada estação, mas a mulher que sabe qual o seu estilo só vai usar aquilo que ela realmente se identifica. Senão, será apenas um modismo passageiro para ela. Isso reflete autoconfiança e autoconhecimento”, observa.

estilo

Conhecer o estilo pessoal é fundamental para acertar na escolha das roupas. Pixabay

DIFERENTES CORPOS

Cibelle relata que outra dúvida comum é com relação às tendências e aos diferentes tipos de corpos. Se pessoas com mais quadril podem usar saias ou calças com volume, por exemplo, ou se as baixinhas precisam usar salto alto para disfarçar a estatura. “Há diversas formas de valorizar ou disfarçar os atributos físicos e tudo isso eu ensino durante o processo de consultoria. Hoje a moda está muito mais democrática e as pessoas mais confortáveis para explorar as novidades. Mas o autoconhecimento é importante inclusive nessa hora”, comenta.

TENDÊNCIAS

Com a aproximação da temporada primavera-verão, a consultora de estilo fala que é comum as mulheres olharem para o guarda-roupa e acharem que tudo está ultrapassado. “Isso não é verdade. Novamente entra a importância de usar o que combina com o seu estilo pessoal. Mas, para isso, precisa conhecer o seu estilo”, destaca.

As tendências da moda, segundo ela, são as paletas de cores que trarão de volta os tons neons, verde, amarelo, rosa, laranja. Para a primavera-verão 2021-2022 devem predominar as roupas mais leves e fluídas, com mistura de alfaiataria. “Esses tons neons já vinham sendo notado há algum tempo, mas agora a Balmain resolveu investir nas cores inusitadas em peças de alfaiataria. Isso não quer dizer que todo mundo precise sair comprando terninhos ou calça social rosa pink ou verde reluzente. Novamente, é fundamental conhecer o seu estilo pessoal. Pessoas com um estilo mais arrojado vão se sentir completamente confortáveis nessas roupas”, analisa Cibelle, lembrando que os tons neons também são uma referência para as novas gerações, mais ligadas ao ambiente digital. “Para os mais jovens, é uma cartela de cores que já faz parte do subconsciente, está no cotidiano deles, nos games e nas telas dos computadores”, ressalta.

CIBELLE TAQUES

Cibelle Taques é consultora de imagem e estilo formada pelo Centro Europeu e pós-graduada em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com mentoria assistida pelo Studio Immagine.

É especializada em estruturar guarda-roupas inteligentes e também em auxiliar as pessoas a descobrirem seus estilos, além de promover a conexão com momento de vida e a imagem que desejam projetar nos ambientes profissional e social.

Instagram: @cibelle_taques

estilo

Cibelle Taques é consultora de moda e estilo e ajuda suas clientes a investir nas peças que mais combinam com o estilo de cada uma. Divulgação

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×