Suplementos vitamínicos que podem ajudar a dar mais disposição e melhorar o humor de maneira natural

A Importância dos Suplementos Vitamínicos

Tomar suplementos vitamínicos tem sido reconhecido, desde algum tempo, como uma ótima maneira de melhorar a saúde física. Embora isso seja de conhecimento comum, poucas pessoas sabem que as vitaminas e minerais afetam também a saúde mental. Na verdade, quando se trata de saúde e nutrição, é realmente impossível separar a mente do corpo. Os dois estão plenamente ligados – quando um é negligenciado, o outro pode sofrer. Tomar vitaminas que deixam o corpo saudável também pode apoiar a saúde mental e a função cerebral.

suplementos vitamínicos

Por exemplo, muitas pessoas tomam suplementos de cálcio e vitamina D se não conseguem se expor ao sol regulamente. Essa complementação alimentar ajuda na saúde óssea, mas também melhora a função cerebral. Estudos mostraram que indivíduos que sofrem de depressão apresentam níveis de vitamina D abaixo do normal. Da mesma forma, pessoas com baixos níveis de vitamina D são mais propensas a ter crises de depressão, ansiedade e outras condições mentais, do que outras pessoas com níveis normais de vitamina D.

Se você quer um pouco de ânimo ou uma pitada de bom humor, as vitaminas, minerais e ácidos graxos não são apenas saudáveis, mas estas substâncias também podem aumentar o bem-estar, diminuir os sintomas de depressão e de ansiedade. Existem vários suplementos vitamínicos importantes que suportam as reações bioquímicas do corpo e promovem a função saudável das células cerebrais e das vias de neurotransmissores. Saiba mais sobre eles.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são grandes aliadas da saúde mental. B12 e o folato (B9) são vitaminas importantes para manter um sistema nervoso saudável. Ambas são necessárias para a produção de norepinefrina, serotonina e dopamina. Norepinefrina e serotonina são neurotransmissores no cérebro que influenciam os padrões de comportamento mental e humor. A dopamina é outro tipo de neurotransmissor que contribui para sentimentos de prazer, motivação, realização e estimula seu centro de recompensa natural.

Incluir na sua dieta alimentos ricos em vitamina B, bem como tomar suplementos diários, pode melhorar a saúde mental, pode ajudar a melhorar o humor e reduzir a depressão e a ansiedade. Alimentos como peixe, carne bovina e suína, aves, ovos, grãos integrais, nozes e leite são ricos em vitaminas do complexo B.

Vitamina D

A luz solar é a principal fonte de vitamina D para a maioria das pessoas. Se você vive em um lugar ensolarado, terá menos propensão a ter deficiências de vitamina D. Por outro lado, se vive em um clima mais setentrional, onde o sol é escasso por meses a fio, pode ter deficiência de vitamina D devido à baixa exposição ao sol.

A deficiência de vitamina D é comum entre pessoas que sofrem de transtorno afetivo sazonal (TAS). Se você tiver mais sintomas depressivos durante os meses de baixa luz solar ou no inverno, os suplementos de vitamina D podem ser especialmente benéficos.

Cálcio

O cálcio, mineral mais abundante no corpo, desempenha um papel importante na manutenção de ossos fortes e vasos sanguíneos saudáveis. Frequentemente combinado com a vitamina D, ajudar a regular as flutuações de humor atribuídas à TPM. Como o estrogênio desempenha um grande papel na produção de cálcio, o consumo de cálcio pode melhorar a depressão relacionada à TPM. A deficiência de cálcio afeta mais mulheres do que homens, portanto, as mulheres devem ter um cuidado especial para atender às necessidades diárias.

Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados na maioria dos peixes e em algumas algas marinhas. No entanto, eles são mais prevalentes em peixes oleosos como salmão, atum arenque e sardinha. Os ácidos graxos podem viajar facilmente através das membranas celulares, onde podem interagir com moléculas responsáveis ​​pela regulação do humor. Os cientistas começaram a pesquisar os efeitos dos ácidos graxos ômega-3 nos transtornos de humor quando descobriram que a depressão é menos comum em países com uma dieta tradicionalmente rica em peixe.

Vitamina C

Tomar suplementos de vitamina C e comer muitas frutas e vegetais ricos neste nutriente, como frutas cítricas, pode ter um impacto no humor, nos níveis de energia e na ansiedade. No entanto, se você estiver tomando suplementos orais de vitamina C, certifique-se de permanecer dentro da quantidade diária recomendada.

Zinco

O zinco é um oligoelemento essencial relacionado a muitas funções biológicas e bioquímicas, incluindo o sistema imunológico e o metabolismo, bem como o crescimento e desenvolvimento do cérebro. Baixos níveis de zinco podem levar à redução da função cerebral e outros distúrbios comportamentais. Tomar suplementos de zinco pode ser eficaz na redução dos sintomas depressivos, especialmente em mulheres. O zinco é eficaz no tratamento de condições de saúde mental e depressão quando combinado com magnésio.

Magnésio

O magnésio é outro mineral importante encontrado no corpo humano, fundamental para regular e acalmar o sistema nervoso. O aumento da ingestão de magnésio pode reduzir a depressão, a síndrome pré-menstrual em mulheres e a hipertensão em crianças com TDAH.

Embora mais pesquisas sejam necessárias antes de se afirmar exatamente como o magnésio afeta a saúde mental, uma possível razão é que o magnésio regula a microbiota intestinal, que está ligada ao hipocampo. Tomar suplementos de magnésio pode ajudar você a regular os micróbios intestinais insalubres que contribuem para os sintomas depressivos.

(Imagem de: Pixabay)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.