Luxos e Luxos Magazine

DECORAÇÃO DE LOJAS – VITRINES / PARA LOJISTAS

DICAS PARA LOJISTAS DO RAMO DE ARTIGOS ESPORTIVOS

Atendendo vários e-mails com pedidos de vitrinismo no segmento de artigos esportivos, o Luxos e Luxos dá hoje dicas básicas pra se ter uma vitrine e uma loja bacana que atraiam de maneira positiva os olhares dos consumidores.
Em primeiro lugar, foco no seu público alvo e ponto comercial. Se o seu cliente for vip e sua loja se encontra numa localização privilegiada, tudo deve ser pensado e planejado para atender os desejos de uma clientela mais exigente, eles gostam e têm necessidade de um atendimento mais personalizado, eles gostam de se sentirem únicos, especiais e até mimados. Mas veja bem, não quero dizer com isso que, se sua loja for popular, seu cliente não deva ser bem atendido, pelo contrário, todos merecem respeito e dedicação na hora das compras, independente da classe social.
Como os artigos esportivos já costumam ser muito coloridos, escolha tonalidades claras nas paredes e pisos, de preferência o branco ou no mínimo tons clássicos, como bege, palha, pérola fosca, creme, areia, etc.
Mantenha áreas separadas (ou corredores) para cada esporte, isso facilita muito o consumidor na hora de procurar e escolher os produtos, por exemplo: uma área ou corredor só para artigos de vôlei, uma para os de futebol, natação, adventure, basquete, bike, jogos de mesa, running, skate, tennis e squash. Tudo isso super ajuda tanto os vendedores, quanto os consumidores.
Roupas e acessórios como: bonés, camisetas, mochilas, relógios, etc, também devem ter uma vitrine ou araras exclusivas, nada de misturar tudo e espalhar pela loja, isso faz o visual pesar, poluir e confundir o cliente e, até mesmo uma possível perda da venda.
Uma loja muito carnavalesca atrai a atenção pras cores e brilhos, o produto acaba ficando em segundo plano e não desperta desejo de compra, ao menos que a loja venda produtos e fantasias pra festas temáticas e carnaval, mas aí é outra história.
Uma dúvida muito comum entre os lojistas desse ramo, se tratando de decoração de lojas-vitrines, é como organizar as bolas e os tênis. Os tênis podem ficar super bem organizados em vitrines ou prateleiras (vide fotos) mas nada de abarrotar, coloque um modelo de cada marca e o restante no estoque. A loja deve ter espaço confortável para o cliente se locomover. Uma opção super cool é colocar as bolas em cestos grandes e bonitos no meio da loja, como numa das fotos, veja como fica interessante! mas mesmo assim mantenha algumas marcas nas prateleiras, pois esse método de organização, visualmente é bem legal mas não muito funcional, pois o cliente pode querer justamente a bola que está por baixo de tudo, aí já viu né?
É super essencial que a loja tenha poltronas ou pufes, iluminação adequada, água, sucos ou chás, banheiros impecáveis e vendedores atenciosos, sem serem chatos ou perseguidores, sabe aqueles que parecem sombra? ninguém merece! Uniforme, boa apresentação pessoal e sorrisão no rosto são indispensáveis.
Tenha vendedores bem treinados e que saibam tudo que tem na loja e onde se encontram cada item, principalmente os funcionários da área de serviços, pois muitos artigos precisam ser testados.
O pós venda também tem sua importância, portanto atenção redobrada ao ter que trocar uma mercadoria, seja simpático e útil.
O resto é ter dedicação, boa vontade, disponibilidade, educação, empatia, gentileza e carisma. E boas vendas!
Bjobjo;)

Obs.: Quer fazer um orçamento pra sua loja? Fale comigo: celinaalves@luxoseluxos.com.br

Compare preços de: acessórios náuticos ; basquete ; ciclismo ; equitação ; bola de futebol ; moda futebol

(Imagens de: quebarato.com.br/juventus.com.br/olver.com.br/VipComm-Loja Centauro Goiânia Shopping)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile