Moda Praia: Brasil se destaca como grande produtor de moda

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Entre os segmentos da indústria têxtil, a moda praia apresenta boas projeções e pode crescer 6% até 2026

Moda Praia: A indústria da moda é bastante relevante para a economia do Brasil. Segundo informações disponibilizadas no site da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o faturamento estimado desse mercado em 2021 foi de R$194 bilhões, apresentando crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Além disso, o país é responsável por 2,4% de toda a produção mundial têxtil.

moda praia

Livre e Leve / Divulgação

A expressiva posição da indústria também gera impactos nos postos de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que o setor obteve um saldo positivo de 74 mil empregos formais no acumulado de 12 meses (novembro de 2021).

Com bons números em diferentes aspectos, a indústria têxtil brasileira apresenta boas projeções em diferentes segmentos. A Abit aponta que o país é uma das grandes referências mundiais em design de moda-praia, jeanswear e homewear.

Com modelos leves e confortáveis que casam com o clima predominante do país, o beachwear é uma das grandes estrelas da indústria têxtil, trazendo projeções expressivas para os próximos anos.

Mercado de moda-praia no Brasil

Extensão litorânea diversificada e temperaturas tropicais fazem do Brasil o palco ideal para a indústria de moda-praia.

Em entrevista ao G1, o presidente da Abit Fernando Pimentel afirmou que o setor é marcado pela sazonalidade. Cerca de 90% da aquisição de peças ocorre entre setembro e março do ano seguinte, durante o período de férias e festividades.

Apesar disso, o setor está sempre entre as principais tendências do mundo da moda e domina as redes sociais de diferentes celebridades. No início do ano, por exemplo, os biquínis de crochê aqueceram as vendas em lojas voltadas ao segmento.

Setor de beachwear deve continuar crescendo 

Com números positivos, o setor de moda-praia deve continuar crescendo. Pesquisas internacionais apontam um avanço nos números do segmento global após a diminuição dos casos de Covid-19 e a presença de banhistas em praias e piscinas.

Segundo um novo estudo disponível no ResearchAndMarkets.com, o beachwear deverá registrar um aumento à taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 6,3% de 2021 a 2026.

Ainda de acordo com a pesquisa, um dos fatores que vão ajudar o crescimento serão os designs, as tendências e o conforto presente no tecido. Nesse contexto, a criatividade ganha espaço nas confecções das peças e traz um visual mais inovador nas próximas temporadas.

Biquínis e maiôs devem apresentar novas tendências nas cores, estampas, cortes e modelagens que se encaixem em composições de moda-praia e ocasiões do dia a dia — tudo isso agregado ao bem-estar.

Vale lembrar que, em 2021, um relatório de tendências divulgado pela rede social Pinterest destacou que haveria uma solidificação do “conforto chique” na moda, que marcaria presença em diferentes setores, inclusive nas peças de beachwear. Destacado pela plataforma, esse ponto teve como base a busca por roupas mais aconchegantes após o período de isolamento social.

moda praia

Livre e Leve / Divulgação

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×