Luxos e Luxos Magazine

CARNAVAL 2009

FESTEJE O CARNAVAL COM ALEGRIA E SAÚDE

Aprenda a se alimentar corretamente e a beber com moderação para aproveitar a folia sem que seu corpo sofra as consequências:
Uma cervejinha não prejudica ninguém, ainda mais nestes dias de folia. Mas, como tudo na vida, o que é demais faz mal. E incomoda os outros. Afinal, após muitos drinques, algumas pessoas se tornam chatas, insistentes, mal-educadas. Só no dia seguinte é que o bêbado chato vai cair em si e desejar nunca ter enchido a cara, quanto bater a famosa ressaca. Ela é uma espécie de intoxicação que se traduz em mal-estar, sensibilidade à luz, dor de cabeça e uma leve depressão. Então, para evitar a ressaca física e moral, saiba o que fazer antes de sair para festejar:

* Bebericar de estômago vazio é o caminho mais curto para que a festa acabe logo. Sem comida, o álcool vai mais rapidamente ainda para a corrente sanguínea. Com o estômago “forrado”, a absorção da bebida é mais lenta, já que ela se mistura ao que você acabou de comer.

* Nos dias de badalação, prepare o corpo. Procure fazer uma refeição leve em casa, sem frituras, para não sobrecarregar o fígado. E coma frutas. Tomar uma colher de azeite ajuda a proteger o estômago.

* Quem tem enxaqueca deve evitar os vinhos, principalmente os tintos. Nesse caso, o que provoca a dor não é necessariamente a quantidade ingerida, mas o tanino presente na bebida, substância que predispõe à enxaqueca.

* As pessoas que já tiveram hepatite do tipo B ou C não devem beber, porque o vírus continua no organismo, agredindo constantemente o fígado. Mesmo uma única dose vai piorar o problema, porque sobrecarregará o órgão. Quem está grávida também deve evitar beber, principalmente nos primeiros meses de gestação, para não prejudicar a formação do bebê. Se você está tomando algum medicamento, converse com seu médico antes de beber.

* Beba muita água e adote a velha tática de intercalar um drinque com água mineral ou suco. Existem aí dois benefícios: evita que se beba demais e mantém o corpo hidratado.

* O efeito de uma dose no cérebro demora cerca de uma hora para passar. Para quem quer apenas se divertir sem cair de tanto beber, a alternativa é fazer com que a dose dure uma hora, ou seja, dar intervalos de uma hora para “repor” a bebida.

* Um docinho cai bem: não é papo de bêbado. Comer um pedaço de bolo, um brigadeiro ou qualquer outro doce pode ajudar, sim. O álcool diminui a quantidade de glicose no sangue. Isso faz com que a pessoa sinta tontura. Ao comer algo bem doce o nível volta a subir, e quem exagerou na dose sente-se imediatamente melhor.

* E se, mesmo com todos esses avisos, você beber demais, descanse. Procure também beber muita água e comer pratos leves, sem gordura. Se a dor de cabeça for muito forte, vale tomar analgésico. Mas lembre que o melhor remédio contra ressaca é mesmo beber com moderação. A festa fica muito mais alegre e divertida. Pode acreditar!

Luxos e Luxos deseja um ótimo carnaval pra todos, aos que aproveitam essa data para descansar e curtir o ócio e aos que se acabam de tanto dançar, mas lembrem-se: responsabilidade sempre, pra não se arrependerem depois.
Bjobjo 😉

(Imagem de: territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/fonte: revista Comprebem)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Sair da versão mobile