JOÃO GUIMARÃES ROSA

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
SEMANA CULTURAL

Mais uma vez meu querido amigo, escritor e jornalista Petrônio Souza Gonçalves, convidou-me para um evento muito especial na Academia Mineira de Letras e que com o maior prazer repasso a vocês, pois o que é bom a gente passa pra frente não é mesmo? E ele sabedor da minha paixão por poesia e literatura de uma maneira geral (vide meu outro blog “O Paraíso do Amor“), sempre me deixa por dentro dos acontecimentos lá da Academia em Minas Gerais. Como eu disse a ele, fica muito difícil viajar durante a semana, mas espero ter a oportunidade de pessoalmente conhecer os membros da Academia e tomar o chá das cinco com ele e com todos os outros, será uma honra.
A Academia Mineira de Letras realizará uma semana cultural em homenagem ao centenário do grande escritor mineiro, João Guimarães Rosa, entre os dias 18 a 22 de Agosto, sempre às 18:30h, com palestras, bate-papos e lançamento de livros.
No dia 18, às 18:30h, será a abertura oficial da semana, com a presença do escritor, jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni. Após a abertura oficial do evento, a filha de Guimarães Rosa, a escritora Vilma Guimarães Rosa, fará a palestra sobre a vida e obra de seu pai e lançará o livro: “João Guimarães Rosa, meu pai”.
No dia 19, será a vez da palestra da Profª Letícia Malard, com o título: “O Rio São Francisco em Grande sertão: veredas“.
No dia 20, a Academia receberá a palestra da acadêmica Carmen Schneider Guimarães“Corpo de Baile: De Miguilim a Miguel”.
No dia 21, é a vez da palestra do escritor Alaor Barbosa, com o tema, “João Guimarães Rosa: a melhor epopéia”, além da palestra do escritor Marco Aurélio Baggio: “A inquietante estranheza em: A terceira margem do rio”.
Encerrando a semana cultural, a Academia receberá no dia 22 de Agosto, a palestra da Profª Angela Vaz Leão, intitulada, “Sagarana: anúncio e amostra de uma revolução literária”.
Todas as palestras têm entrada franca e acontecerá na sede da Academia, no Auditório Vivaldi Moreira, que fica na Rua Bahia, 1466 – Belo Horizonte. Informações: (31) 3222-5764
Quem mora em BH ou puder comparecer, com certeza será um evento maravilhoso, com um aprendizado pra vida toda. Se alguém tiver interesse em conhecer um pouco da vida de Guimarães Rosa, visite o site Releituras.
Só para relembrarmos uma famosa frase de Guimarães Rosa que gosto muito: “As pessoas não morrem, ficam encantadas”
Recado dado.
Bjobjo

(Imagem de: Divulgação)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Comments

  1. By Anonymous

    Responder

  2. By Anonymous

    Responder

  3. By Cy

    Responder

  4. By POPI by Paula

    Responder

  5. By Lilian Glaisse

    Responder

  6. By Michelle Campos

    Responder

  7. By Claudia Pimenta

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×