Guarda Roupa Cápsula, saiba como ter um!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Saiba como ter um guarda roupa cápsula, inteligente e versátil por AICI Brasil – Associação Internacional dos Consultores de Imagem

Guarda Roupa Cápsula: O conceito de armário cápsula está inteiramente ligado a moda sustentável. Basicamente, são peças chaves que juntas constroem infinitas possibilidades de looks. Na teoria, investir em um closet minimalista parece tarefa fácil. Entretanto, na prática, essa forma de “desapego” vai além de se desfazer das peças que você usa pouco ou não servem mais. A AICI Brasil te explica como transformar seu armário em um guarda roupa inteligente e otimizar espaço e tempo para construir os looks.

guarda roupa cápsula

 Quantas vezes você já se pegou pensando que não teria nada para vestir sendo que seu armário estava cheio? A AICI Brasil nos mostra que prezar pela qualidade é muito melhor que a quantidade. Ter peças chaves que juntas constroem infinitas possibilidades é o desejo de muitas mulheres hoje em dia.

Os membros da AICI Brasil são qualificados e dedicados a ajudar indivíduos em todos os passos para ter um guarda roupa simples, versátil e extremamente completo com poucas peças. Não teria como falar de guarda roupa inteligente sem falar de capsule wardrobe, que traduzindo na forma literal seria: “cápsula de guarda- roupa”.

“Pra facilitar a compreensão, imagine uma viagem de poucos dias, em que você sabe onde vai, conhece o clima e escolhe a dedo cada peça, que combinem entre si, sem outras opções e vai ter que dar certo. Esse é o CONCEITO!” Diz Doro Mendonça, membro da AICI Brasil.

guarda roupa cápsula

Os membros da AICI Brasil, em especial a Doro Mendonça, VP Educação do Conselho AICI, nos responderam algumas perguntas sobre esse conceito super interessante:

1: Como surgiu esse conceito?

Em Londres, nos meados dos anos 70, havia uma loja chamada Capsule. A dona sempre fazia uma coleção básica, com aquelas peças que todo mundo deveria ter. Para completar, ela fazia peças sazonais, mais “modinha” mesmo e que acompanhasse a estação do ano. No inverno, eram mais quentinhas e no verão, mais frescas. Acredite que é possível montar um guarda-roupa inteligente dentro da sua identidade. Essa seleção de peças deve ser pensada de acordo com seu estilo pessoal. Não adianta pegar várias peças neutras e básicas se esse não for realmente o seu estilo.

2: A cápsula é um guarda- roupa básico com itens que “nunca” saem de moda?

A cápsula permite você ajustar seu guarda-roupa em cada estação, adicionando algumas peças de tendência, sendo apenas roupas que você realmente usa. Aqui, a qualidade vale mais do que quantidade.

3: Quais são as peças mais comuns do guarda roupa cápsula?

A regra geral da cápsula é que as peças combinem entre si, sejam elas básicas ou não. As peças básicas que compõem minha  cápsula e das minhas clientes são : camisa branca, vestido preto, macacão, saia transpassada, t-shirt, blusa de seda, um costume (conjunto de calça e lazer). Para que as 07 peças te deixem super confortável e confiante, quero que você  faça um exercício; pense nas formas preferidas de suas roupas, se são justas ou mais largas. Analise os tecidos: são brilhosos, mais discretos, florais, coloridos ou listrados? Pense também nas peças que mais gosta, elas têm a forma estruturada ou fluida? Marcada na cintura ou ampla? Essas peças são chamativas ou tradicionais? Essas características tem muito a ver com o seu estilo pessoal.

guarda roupa cápsula

4: As peças são iguais para diferentes estilos ou mudam? 

Um vestido preto ‘básico ” de uma mulher criativa provavelmente não será tão básico e não será o tubinho. Provavelmente terá uma manga mais diferente, bufante ou mesmo mangas diferentes uma da outra.  Assim como uma mulher mais refinada vai preferir tecidos nobres e um corte em linhas retas no seu vestido preto. Mesmo que você não saiba seu estilo, o simples fato de observar e levantar suas preferências no vestir já vão te dar um rumo para as compras das suas peças da sua cápsula. Essas características que falam da gente devem estar expostas nas nossas roupas também, ok? E essas características se repetem nos vestidos, nas saias, enfim, em todas as nossas peças.

5: Esse conceito é muito ligado ao minimalismo e ao consumo consciente, certo? 

Diretamente. Observem como o conceito de cápsula está ligado ao minimalismo. Todo mundo está falando sobre isso e está cada vez mais forte em várias áreas da nossa vida. Seja pelo uso consciente dos recursos da natureza ou no consumo consciente. Está tudo relacionado e as pessoas estão mais atentas, evitando desperdício ou o consumo das coisas de forma desesperada.  Por isso, esse conceito se torna cada vez mais pertinente e atual.

guarda roupa cápsula

Renata Falcão, membro da AICI ensinando. Foto: Divulgação.

Sobre a  AICI – Associação Internacional de Consultores de Imagem

Association of Image Consultants International (AICI) é a principal e maior associação profissional de consultores de imagem pessoais e corporativos do mundo. Uma organização sem fins lucrativos, a AICI dedica-se a aumentar o nível de profissionalismo e aprimorar o reconhecimento dos consultores de imagem.

Os membros da AICI Brasil aconselham clientes individuais e corporativos em aparência, comportamento, habilidades de comunicação, etiqueta e protocolo internacional. Como especialistas em consultoria de imagem, eles orientam os clientes a atingir seus objetivos específicos com autenticidade, credibilidade e confiança. Apoiando o desenvolvimento da profissão de consultoria de imagem, a AICI Brasil reúne indivíduos e empresas que procuram serviços de consultoria de imagem com o especialista apropriado.

A AICI Brasil aprimora os padrões do setor por meio de um rigoroso programa de certificação em três níveis e realiza a principal conferência anual de consultoria de imagem do mundo a cada 2 anos. Além de oferecer aulas de educação continuada para consultores de imagem, atua como a voz da profissão de consultoria de imagem e a fonte definitiva da mídia para especialistas em questões e eventos atuais que podem afetar a profissão de imagem.

Se interessou? Procure a AICI Brasil nas redes (@aicibrasil) e marque uma avaliação/ encontro com uma das dezenas consultoras espalhadas pelo Brasil.

SERVIÇO:

www.aicibrasil.org

*Próximos eventos:

02/09: Evento on-line “Do comercial para o emocional”, promovido pelo Núcleo Regional Rio Grande do Sul. Aberto ao público.

22/09: Evento on-line “Como se diferenciar na Consultoria de imagem com humanização e autoconhecimento?”, promovido pelo Núcleo Regional Nordeste. Evento exclusivo para membros.

29/09: Diálogos entre Associados. Evento exclusivo para membros.

05/10: Evento on-line “Os segredos do vestuário masculino”, promovido pelo Núcleo Regional Santa Catarina. Evento exclusivo para membros.

20/11: Vozes AICI Brasil.

Para se inscrever: Site AICI Brasil

(Imagens de: Divulgação Unsplash)

**Compartilhe com seus top amigos**

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×